5 dicas para escolher os melhores equipamentos de armazenagem

equipamentos de armazenagem
6 minutos para ler

O processo logístico de uma empresa inclui várias etapas, sendo que todas têm papel importante para a boa realização do serviço. Portanto, saber escolher os melhores equipamentos de armazenagem é determinante para o sucesso das operações e para a conquista dos resultados esperados.

Vários fatores precisam ser analisados antes de tomar a decisão sobre qual tipo de equipamento será utilizado. É importante entender quais são as opções e as vantagens de cada um, além de considerar a realidade da sua empresa.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para escolher os melhores equipamentos de armazenagem, impactando diretamente a agilidade da etapa e os resultados da empresa. Acompanhe a leitura!

1. Saiba o que considerar para escolher os equipamentos de armazenagem

A escolha deve ser feita por meio de:

  • avaliação das necessidades da logística da empresa;
  • materiais que serão estocados;
  • forma de armazenamento;
  • frequência com que serão manejados;
  • processo de recepção e expedição, seja de produtos ou de matérias-primas.

É indispensável considerar o tipo de carga e produtos e o fluxo de entrada e saída. Esses fatores alteram as necessidades e devem guiar a escolha dos equipamentos.

O tipo de carga implica diretamente a escolha do equipamento ou estrutura de armazenagem. Cargas irregulares, por exemplo, necessitam de equipamentos diferentes dos que podem ser utilizados para as uniformes, como produtos paletizados ou embalados em caixas.

O fluxo de entrada e saída interfere no modelo operacional que ajuda a definir entre sistemas FIFO, LIFO, dinâmicos ou estáticos.

2. Saiba quais são as características dos bons equipamentos de armazenagem

Encontrar equipamentos de qualidade também é essencial para garantir o melhor desempenho das operações logísticas. Eles devem atender às principais necessidades e otimizar o que já é realizado.

Resistência e durabilidade são características importantes, que ajudam a fazer valer o investimento em equipamentos de armazenagem de qualidade. Nenhuma empresa gosta de comprar produtos que precisarão ser substituídos em pouco tempo, gerando mais custo e trabalho dobrado.

A flexibilidade também é um fator diferencial. Equipamentos com essas características podem ser utilizados em armazéns com diferentes formatações, garantindo, assim, o máximo aproveitamento do produto.

3. Entenda como essa escolha pode interferir nas atividades realizadas

Essa escolha é importante e tem interferência direta nas atividades realizadas. Um equipamento errado pode atrapalhar todos os processos relacionados ao armazenamento, desde recebimento, movimentação e alocação até expedição.

Atividades simples, como a retirada de um pallet das estruturas, se não forem bem planejadas, podem se tornar complicadas, sendo necessário retirar diversos outros pallets para, enfim, chegar ao correto. Isso causa lentidão, atrasos, prejuízos e riscos de acidentes.

Além disso, a falta de agilidade nas etapas pode afetar os prazos de entrega dos produtos, trazendo prejuízo para a empresa e trabalho dobrado.

Powered by Rock Convert

Do mesmo modo, a escolha correta agiliza os processos, dando fluidez às atividades e aumentando a produtividade da empresa. Se essa etapa for um sucesso, as outras também tendem a ocorrer da melhor maneira, contribuindo para que o serviço seja completo e agradando os consumidores.

4. Conheça os principais equipamentos de armazenagem e como cada um se aplica a diferentes usos

Antes de tomar a decisão do que será utilizado, é importante conhecer os principais equipamentos e como cada um se aplica a diferentes usos. Vamos ver alguns deles!

Pallets

Os pallets são muito usados para armazenamento nas empresas. Geralmente são de madeira, mas o modelo em aço oferece melhor custo-benefício. Ele é utilizado para o processo de paletização das cargas, facilitando sua movimentação.

Racks metálicos

Essas estruturas metálicas são ideais para armazenar cargas irregulares e, dessa forma, auxiliam na estocagem, movimentação dos produtos e na verticalização do estoque por empilhamento.

Sistemas de armazenagem

Há diversos modelos de sistemas de armazenagem disponíveis no mercado. Eles contribuem para a otimização do espaço pela verticalização do estoque e criação de layouts que tornam o endereçamento mais prático e as operações de entrada e saída mais dinâmicas.

Sistemas de picking manual

O picking envolve a coleta e a separação de pedidos de diversas variedades e quantidades em armazéns, de maneira que atenda às necessidades do cliente. Ele é utilizado para cargas leves em linhas de separação de produtos.

Qualquer erro ou atraso impacta diretamente o prazo de entrega e a qualidade de serviço. Por esse motivo, é imprescindível contar com um sistema eficiente de picking, que acelere e otimize essa etapa.

Esteiras

As esteiras também são amplamente utilizadas e presentes na maioria dos armazéns. Elas ajudam a facilitar a movimentação tanto na entrada quanto na saída dos produtos.

5. Entenda por que é preciso realizar uma boa pesquisa de fornecedores desse tipo de material

Na hora de escolher um fornecedor, é necessário fazer uma boa pesquisa. Nela, é preciso descobrir a qualidade dos produtos e do serviço, assim como levar em conta a reputação da empresa que fará essa negociação.

Essa comparação é fundamental para garantir o padrão desejado pela sua empresa. É interessante elaborar uma lista de fornecedores viáveis e, se necessário, realizar visitas técnicas antes da conclusão do negócio.

Um fornecedor de qualidade duvidosa pode indicar o equipamento errado ou inadequado para a realidade da empresa, visando a um lucro maior. Isso pode causar prejuízos por atrasos nas operações e danos aos produtos, além de riscos de acidentes por desmoronamento das estruturas.

As atividades de armazenamento exigem máxima segurança e eficiência. Isso só é possível por meio do correto estudo, análise e cálculos estruturais, que devem ser feitos de acordo com o peso, o volume e a rotatividade do armazém. Um fornecedor competente saberá contribuir para que a decisão correta seja tomada.

Como vimos no texto, a escolha dos melhores equipamentos de armazenagem é fundamental para o sucesso dos processos logísticos de uma empresa. Essa decisão deve ser tomada baseada em informações como a qualidade dos materiais e a adequação deles ao tipo de carga que será manejada. Fazendo uma pesquisa cuidadosa, é possível conseguir o melhor negócio e otimizar os resultados da empresa.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar o seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!