Armazenagem Flow Rack: conheça mais sobre esse sistema!

armazenagem flow rack
6 minutos para ler

Todo gestor de estoque sabe que um bom sistema de picking pode fazer a diferença no desempenho das atividades internas e, consequentemente, melhorar muito o atendimento das entregas. O sistema de armazenagem flow rack é um dos mais utilizados e reconhecido pela sua versatilidade, especialmente por possibilitar mais praticidade e rapidez no método FIFO — ou seja, em estoques que prezam por uma estocagem de forma cronológica.

Se você busca uma solução prática e moderna para o seu armazém utilizando essa metodologia (first in, first out) e quer saber mais sobre a armazenagem flow rack, como funciona e como implementá-la, não deixe de conferir este material até o final!

Afinal, o que é armazenagem flow rack?

Cada vez mais, a movimentação interna de mercadorias foi priorizada por sistemas dinâmicos, tendo em vista a necessidade de otimizar processos, reduzir custos e riscos, e melhorar o desempenho das distribuições. Prova disso é a implementação de esteiras para mover mercadorias entre diferentes setores do estoque.

Assim, surge o sistema flow rack, que faz uma ponte de ligação prática e rápida entre a armazenagem e a expedição ou linha de separação de pedidos. Esse sistema é recomendado para cargas leves, não paletizadas, com picking manual e em método FIFO. É composto por um ou mais níveis de armazenamento, com planos inclinados para movimentação de cargas por gravidade. Cada nível é formado por trilhos e roldanas, que possibilitam o deslizamento das mercadorias.

Quais são as suas principais características?

Para que a armazenagem flow rack seja implementada com sucesso em uma empresa, é preciso adaptar a área de estocagem para que as prateleiras tenham a mobilidade necessária para o mecanismo funcionar.

Havendo a possibilidade de uma reestruturação do estoque, com estruturas fixas mais inteligentes — como um porta pallet, por exemplo —, o sistema flow rack pode ser adaptado. Sua parte superior passar a ser utilizada para cargas pesadas e paletizadas, trazendo mais capacidade e agilidade para a separação dos pedidos e reabastecimento, enquanto a parte inferior se mantém exclusiva para o processo de picking manual e com cargas mais leves.

A tendência é que a implementação do flow rack atenda melhor às empresas em que os estoques são compostos por peças e materiais menores e que possam ser alocados em caixas. Afinal, o mecanismo depende da ação da gravidade e da inclinação das prateleiras.

Como funciona a armazenagem flow rack na prática?

Assim que o material entra no armazém, é realizado o processo de estocagem, no qual o produto é encaminhado a uma prateleira em uma seção específica, distribuído e endereçado no sistema de flow rack. Tendo em vista que o sistema funciona em uma estrutura montada com uma inclinação, cada peça desliza até o outro ponto, formando uma fila à disposição do operador.

Logo que o insumo é retirado, o produto seguinte assume o seu lugar, se mantendo sempre à disposição do operador e cumprindo o conceito de FIFO — ou seja, o primeiro material que entrou no estoque é também o primeiro a ser retirado no picking.

Quais são as suas vantagens?

Esse sistema possibilita otimizar as operações de picking manual, já que os operadores têm sempre à sua disposição os materiais a serem distribuídos, sem precisar se locomover pelo estoque, utilizar empilhadeiras ou perder tempo procurando o produto nas prateleiras.

Abaixo, destacamos alguns benefícios práticos do flow rack. Confira!

Entrada e saída separadas

Em muitos armazéns, o recebimento e a separação dos produtos são realizados no mesmo setor. Isso pode demandar tempo e trabalho, já que as operações precisam ser feitas uma por vez.

Isso não acontece na armazenagem flow rack, uma vez que a entrada de mercadorias no estoque é feita de um lado e o picking de outro, podendo ambas as operações serem realizadas simultaneamente e sem interrupções. Basicamente, as atividades não param, seus operadores trabalham de forma contínua e suas entregas não correm riscos de atrasos por causa disso.

Separação de pedidos mais eficiente

Ao optar por um picking dinâmico, a tendência é que sua operação seja otimizada. Imagine ter que direcionar um operador no estoque para rastrear e buscar um produto a cada pedido recebido — e, se a mercadoria estiver armazenada fora de ordem, em paletes e caixas fechadas ou em prateleiras altas. Certamente, cada um desses detalhes vai demandar tempo e trabalho desnecessários, que a armazenagem flow rack elimina por completo.

Redução de riscos

Outra vantagem é a redução de riscos, tanto em relação a falhas, como a própria integridade dos produtos e da segurança do operador. Afinal, elimina-se a necessidade de uso de equipamentos como empilhadeiras ou escadas.

Portanto, além de praticidade e rapidez, o flow rack garante mais segurança e reduz a possibilidade de perdas nas atividades.

Como é o serviço oferecido pela Longa Industrial e como ele se diferencia da concorrência?

A Longa Industrial é referência nacional em soluções logísticas para armazéns, produzindo e implementando estruturas, sistemas modernos e práticos para todo tipo de armazenagem e prestando consultorias profissionais às empresas que prezam por uma boa gestão de supply chain.

Os sistemas de flow rack da Longa, em conjunto com as demais estruturas oferecidas pela empresa, possibilitam otimizar e melhorar as operações de picking e otimizar todos os processos de armazenagem de sua empresa. Como destaque e diferencial, os equipamentos da Longa permitem uma flexibilidade muito maior na inclinação das bandejas, tornando mais fácil a sua regulagem de acordo com o peso e as dimensões da mercadoria.

Se você busca por uma solução prática e moderna, que realmente traga benefícios e vantagens para as suas operações de picking, saiba que a Longa Industrial tem a estrutura que o seu armazém precisa. Conte com o melhor sistema de armazenagem flow rack do mercado, estruturas de altíssima qualidade e eficiência, e tenha todo o suporte e expertise que só uma empresa com mais de 50 anos no segmento pode oferecer.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite um orçamento para o seu armazém sem compromisso.

Powered by Rock Convert
ebook - guia prático sobre armazenagemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!