Entenda como os mezaninos podem aumentar a área útil da sua empresa

como os mezaninos podem aumentar a área útil
6 minutos para ler

Precisando expandir a área útil de seu armazém? Só quem trabalha com logística e vê o negócio crescer, sabe o quanto as empresas se desdobram para aumentar a sua capacidade operacional e administrativa, sem perder a qualidade de seus processos. Mas antes de pensar em fazer obras ou investir em novos espaços, separe alguns minutos para ler este post e conferir a solução nele proposta.

A ideia aqui é abordar uma das estratégias mais eficientes para aumentar a área útil de sua empresa, de forma prática, eficaz e, principalmente, inteligente. Quer conferir? Então, continue a leitura até o final e saiba tudo sobre mezaninos industriais!

Mas, afinal, o que é um mezanino industrial?

Certamente, você já ouviu falar ou viu alguns mezaninos diversos em casas ou estabelecimentos comerciais. De fato, se trata de um conceito arquitetônico, de origem italiana, que permitiu criar níveis entre o térreo e o teto de uma construção, mas sem ser considerado um andar edificado.

Por extensão de sentido, essa ideia se expandiu aos mais variados setores e, em especial, o industrial, se tornando uma solução logística moderna e prática. Os chamados mezaninos industriais são plataformas montadas dentro de sua planta operacional, com o intuito de aumentar e melhorar a área útil dos ambientes internos e externos.

Resumindo, os mezaninos industriais são adaptáveis, o que possibilita adicionar um ou mais níveis de piso superior a uma determinada área, permitindo a movimentação de pessoas, produtos e equipamentos.

Como os mezaninos industriais funcionam?

Em uma comparação básica, um mezanino industrial se assemelha a uma espécie de varanda ou terraço, com a diferença de ser na parte interior do ambiente. O propósito principal é de expandir a área útil do estoque, porém sem a necessidade de altos investimentos.

A grande facilidade dessa solução é a instalação simples e rápida de suas estruturas, além de ser totalmente adaptável ao seu espaço, não dependendo, em nada, da construção civil. Ou seja, muito mais econômica, limpa e, ao mesmo tempo, extremamente eficiente.

Como os mezaninos industriais podem ser usados?

Sua função é possibilitar a expansão e a capacidade de armazenagem de matérias-primas, produtos finais, insumos, embalagens, entre outros materiais. No entanto, a mesma estrutura, pode ser também uma excelente solução para a instalação de um escritório ou setor administrativo, adaptável, removível e próximo às operações do armazém.

Por fim, outra utilidade de um mezanino industrial pode ser a de instalação de maquinários e equipamentos altos que precisam ser abastecidos por cima, enquanto a operação da máquina é feita no térreo. Enfim, as possibilidades são múltiplas e a estrutura pode ser montada de acordo com as suas necessidades.

Vale ressaltar que, normalmente, os mezaninos industriais são montados com materiais extremamente resistentes, inclusive ao fogo, o que garante mais segurança, seja para os colaboradores, seja para os materiais armazenados.

Onde os mezaninos podem ser utilizados?

A melhor resposta para essa questão é: “em qualquer lugar onde você pretende aumentar a área útil de sua planta”. Afinal, um mezanino industrial tem utilidade tanto na parte interna como na parte externa de qualquer ambiente.

Certamente, por se tratar de uma indústria e de uma operação logística, deve-se levar em consideração alguns aspectos importantes antes da instalação. Alguns deles são:

  • layout da área ou área total;
  • tipo de piso a ser instalado;
  • altura livre do mezanino;
  • equipamentos e maquinários a serem utilizados;
  • carga máxima distribuída por metro quadrado.

Sabendo disso, a instalação do mezanino industrial pode ser realizada de acordo com as necessidades impostas. Como dissemos, a estrutura pode ficar na parte interior do armazém, servindo como uma expansão de armazenamento, com prateleiras, racks, sistemas de picking e elevadores, assim como pode se localizar também fora do local, com a criação de novos espaços de trabalhos administrativos, por exemplo.

Como os mezaninos industriais ajudam a otimizar a área útil da empresa?

A verticalização de sua planta, sem a necessidade de obras, é uma das estratégias mais eficientes e práticas para aumentar a área útil do armazém, sem perder também a capacidade de suas operações.

Criar novos pisos resulta em um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, possibilita distribuir melhor o estoque, além de facilitar a movimentação interna das pessoas e equipamentos. Tudo isso, somado a um bom trabalho de gestão, tende a render um maior desempenho e produtividade de sua operação logística.

Por fim, um mezanino industrial possibilita criar espaços produtivos, em áreas inutilizadas, sem precisar de altos investimentos, obras e perda de tempo.

Quais os benefícios de utilizar os mezaninos industriais?

Como já citamos, sem dúvidas, as principais vantagens de um mezanino industrial se referem à expansão da área útil de seu depósito, à economia e praticidade de sua instalação e, por fim, à flexibilidade de criar ambientes personalizados e adaptáveis com outros sistemas de armazenagem como, racks, carrosséis, porta-paletes, flow-rack, carros e elevadores.

No que tange o aspecto operacional em um armazém, um mezanino industrial, por exemplo, possibilita aumentar a capacidade de armazenamento, organizar melhor o estoque, flexibilizar o layout do ambiente e otimizar os processos, produções e movimentações.

Quando utilizado como apoio administrativo, em forma de um escritório, a estrutura tende a ter um papel importante na gestão logística, aproximando, ainda mais, as equipes ao operacional, e possibilitando ver de cima (literalmente) todas as etapas da operação. Sendo assim, toda a parte de controle, supervisão, logística e acompanhamento das atividades da empresa são extremamente facilitadas por meio dessas estruturas.

Por fim, podemos garantir que essa é a solução de melhor custo-benefício para ampliação de área útil do setor industrial, além de impactar, positivamente, na segurança de seus colaboradores e materiais, e na possibilidade de adaptação, expansão e reutilização da estrutura em outros setores da empresa.

Enfim, aumentar a área útil de um armazém vai muito além de uma necessidade de expansão e crescimento da empresa. Afinal, com todas as vantagens e benefícios que os mezaninos industriais proporcionam a uma operação logística, essas estruturas passam a ser consideradas como parte fundamental de suas estratégias de gestão, como uma solução prática, econômica, moderna e inteligente.

Gostou do post? Quer aumentar a área útil de seu armazém, sem perder tempo e dinheiro com altos investimentos? Então, entre em contato com um de nossos consultores especialistas e conheça nossas melhores soluções.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-