Como fazer uma gestão de pessoas mais eficiente no setor de logística da empresa?

6 minutos para ler

A gestão de pessoas na logística é uma das grandes responsabilidades de um gerente que atua no setor. Isso porque só se alcança processos logísticos eficientes por meio de uma equipe qualificada, engajada e preparada para lidar com os desafios do cotidiano.

Diante de uma alta concorrência no mercado e da busca constante por mais eficiência logística, é certo que saber trabalhar com o capital humano é uma habilidade imprescindível para um líder.

Por isso, reunimos algumas dicas infalíveis para que você aprenda a coordenar um grupo, extraindo todo o seu potencial e reforçando o seu valor dentro da empresa. Interessou-se pelo tema? Continue com a leitura!

Entenda o papel da gestão de pessoas na logística

A logística nunca foi tão demandada como nos últimos anos. Com o crescimento do mercado online e o surgimento de um consumidor mais exigente e seletivo, as empresas começam a depender diretamente de processos logísticos eficientes.

A dinâmica intensa desse setor demonstra o quanto é importante ter uma equipe de alta performance. Por outro lado, deixa claro que um gestor que atua na área deve desenvolver habilidades e aprender a se tornar um verdadeiro líder.

Um negócio só se desenvolve com qualidade e segurança se possuir uma logística eficaz e, naturalmente, isso só é possível quando os atores responsáveis pelo funcionamento dessa engrenagem estão motivados com o trabalho.

Esse cenário demonstra que um bom gerente logístico deve, necessariamente, dominar técnicas de gestão de pessoas. Coordenar uma equipe e fazê-la desenvolver um bom trabalho é imprescindível para a empresa e, por isso, merece uma atenção especial.

Aprenda a realizar uma gestão de pessoas mais qualificada

Já ressaltamos o quanto uma gestão de pessoas adequada é importante para o bom funcionamento da empresa como um todo. Mas como manter uma equipe logística eficiente e disposta a executar um trabalho de excelência?

Reunimos algumas boas práticas que podem facilitar seu dia a dia e ajudá-lo a alcançar resultados mais expressivos para sua empresa. Acompanhe:

Recrutamento e seleção eficiente

Existem inúmeros profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Entretanto, um gerente logístico de sucesso sabe que nem todos se ajustam ao perfil e às necessidades de sua empresa.

O recrutamento e a seleção de funcionários é o primeiro passo da gestão de pessoas e deve ser o mais preciso possível. Em outras palavras, é necessário se esforçar para encontrar profissionais multitarefas e que possuam algumas características em comum, como:

  • espírito de liderança;
  • criatividade;
  • perfil inovador;
  • disponibilidade para enfrentar desafios;
  • habilidade para se comunicar;
  • boa capacidade para trabalhar em equipe;
  • preocupação em manter-se atualizado.

Valorização dos funcionários

A logística — uma das áreas mais estratégicas dentro de uma empresa — quase sempre é associada à sua estrutura física, isto é, galpões, centros de distribuição, frota de caminhões etc. No entanto, os funcionários do setor são os grandes responsáveis por simplificar e executar os diversos processos internos e externos do setor.

Nesse sentido, a valorização do elemento humano deve fazer parte do cotidiano no setor, já que isso faz com que os colaboradores se sintam importantes e desenvolvam suas atividades com mais afinco e responsabilidade.

ebook - guia prático sobre armazenagemPowered by Rock Convert
ebook - logística empresarial guia completoPowered by Rock Convert

Via de regra, a motivação é um elemento-chave para o aumento de produtividade e, como é de seu conhecimento, esse é um dos grandes objetivos de qualquer gestor de empresas. Mas como alcançar essa meta? Existem inúmeras maneiras de se motivar e valorizar um grupo de trabalho:

  • invista em treinamento;
  • seja aberto ao diálogo;
  • aprenda a cobrar resultados;
  • crie um plano de carreira e gratificações.

Automação de processos logísticos

Outra boa prática que pode ser aplicada com o objetivo de alcançar uma gestão de pessoas mais eficiente e, consequentemente, mais produtividade ao setor, é a automação de processos logísticos.

A tecnologia pode e deve ser encarada como uma aliada do gestor, retirando toda a carga burocrática dos funcionários e liberando mais tempo para que eles se dediquem a atividades mais estratégicas, focados na melhoria contínua do trabalho.

Desenvolvimento de uma cultura organizacional diferenciada

A cultura organizacional reúne o modo de agir e pensar valorizado e executado dentro de uma empresa. No que se refere à gestão de pessoas, não restam dúvidas de que ela é fundamental para o engajamento e desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.

Um bom gestor deve formar, moldar e gerenciar as pessoas, de modo que a cooperação seja o ponto-chave. O setor de logística necessita de uma cultura de colaboração, pois, como integra diversas esferas da empresa, é imprescindível ter processos interligados, conhecimento compartilhado e, é claro, objetivos em comum.

Estímulo à capacitação em logística

É comum que funcionários mais capacitados desempenhem um trabalho mais coerente e eficiente. Por essa razão, é aconselhável que o gerente logístico esteja sempre incentivando o estudo e o aperfeiçoamento em sua equipe.

A cada dia, são exigidos novos conhecimentos e habilidades desses profissionais, e assegurar que sua equipe atenda a essa demanda é mais que uma responsabilidade: trata-se de um grande diferencial de mercado.

Portanto, fique atento às tendências de cursos e treinamentos na área, estimule e dê condições para que sua equipe se atualize e se profissionalize ainda mais.

Defina boas metas para o setor

As metas são imprescindíveis para os bons resultados em uma empresa. Seja qual for o setor, é certo que ter metas traçadas acaba contribuindo para que os funcionários tenham um bom ritmo de trabalho.

Em logística, essa estratégia desempenha um papel muito relevante. Quando o gestor desenvolve metas para que sua equipe alcance, percebe-se que o trabalho é mais focado e os erros e falhas nos processos ocorrem com menos frequência.

No entanto, fique atento! As metas precisam ser desafiadoras — isto é, estimular que o funcionário saia de sua zona de conforto —, mas devem ser possíveis de serem alcançadas. Uma meta inatingível é um fator negativo e destrói a motivação do grupo.

Conforme demonstrado, a gestão de pessoas na logística é tão fundamental quanto qualquer outra estratégia e recurso desse setor. Lembre-se de que os bons resultados não dependem apenas de recursos físicos, mas da união harmônica entre equipamentos, ferramentas e funcionários motivados, preparados e dispostos a dar o seu melhor pelo desenvolvimento da empresa.

Gostou do post e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre logística? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitter, LinkedIn e Instagram.

Você também pode gostar
-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!