Como se tornar um gerente de logística mais eficiente?

como-se-tornar-um-gerente-de-logistica-mais-eficiente
6 minutos para ler

Liderar uma equipe para manter o fluxo da cadeia de suprimentos, montar um planejamento eficaz, conhecer a variedade de processos da área são uma das tarefas mais importantes do gerente de logística.

O setor que se tornou um dos setores mais estratégicos para o país tem atraído atenção de todas as partes. Anteriormente, a logística era vista como uma parte apenas operacional e cara.

Hoje, com as transformações ao longo dos anos, o setor passou a integrar um pilar essencial no planejamento de uma organização.

Nesse cenário cheio de desafios, o gestor que responde pela administração da área sofre cobranças constantes e precisa, sempre, se manter atualizado e qualificado diante de um mercado em mudança.

Neste post, mostraremos como você pode se tornar um gerente de logística melhor e mais eficiente independentemente do seu ramo de atuação. Confira!

O que o gerente de logística faz?

Como é esperado, o gerente de logística é encarregado de desenvolver o planejamento logístico de uma empresa. Isso significa que cabe a ele supervisionar, controlar e avaliar a eficiência das cadeias de logísticas de uma corporação.

Um dos principais objetivos desse profissional é gerir a produção e otimizar custos nas operações de transporte e distribuição dos produtos. Sem contar com a administração da armazenagem.

Qual é o perfil do gerente de logística ideal?

Se a evolução do setor redesenhou os parâmetros da própria profissão, a necessidade de um tipo de profissional repaginado acaba sendo uma consequência natural.

O conhecimento da técnica já não basta para garantir o sucesso do gerente logística. É preciso mais do que isso. Características como a capacidade para trabalhar sob pressão e habilidade de comunicação são mais do que precisas no cotidiano de múltiplas tarefas e interações.

Esse tipo de gestor deve estar sempre pronto para planejar e medir os resultados. Seja ao avaliar o nível de eficiência dos meios de transportes utilizados ou na hora de definir o melhor sistema de armazenagem.

Tendo em vista essas condições, trabalhar com logística implica em colocar em prática habilidades como formação humanística, raciocínio lógico e visão sistêmica. O profissional ideal para essa área é aquele que busca desenvolver o lado estratégico da mente, a proatividade e o senso crítico.

Como se tornar um gerente de logística mais eficiente?

Esteja antenado à tecnologia

Conforme a logística evolui, a tecnologia segue junto sempre buscando soluções que acompanhem o que é requerido pela modernidade, otimizando os processos e aprimorando o trabalho. Não há como separá-la da tecnologia.

Sendo assim, se você busca apresentar melhores resultados como gestor, não pode ficar para trás no que diz respeito aos softwares, programações e inovações tecnológicas da área, que compõe a logística 4.0.

Portanto, esteja atento ao surgimento de novas ferramentas, testando-as e conhecendo o máximo possível a respeito.

Para tirar proveito da tecnologia, o ideal é tentar identificar aquelas que melhor se encaixam ao modelo de negócios da sua empresa.

Dê foco ao que é preciso no momento certo

As atividades do gestor são muitas. Ele precisa controlar os estoques, armazenar, endereçar, efetuar o picking, gerir as cargas e descargas, recebimentos, expedição, pagamentos, entre outras atividades.

ebook - logística empresarial guia completoPowered by Rock Convert

Ligado a todas as áreas das instituições (e inclusive aos clientes), quem está nessa função acaba sofrendo pressões de vários setores. Em alguns momentos, ele acaba até mesmo servindo de “bode expiatório” para os insucessos dentro da empresa. Por isso, você deve abandonar o ciclo vicioso de receber a culpa pelo que não deu certo.

Comece definindo prioridades para o fluxo logístico em uma empresa. É crucial para um bom líder mapear os pontos que requerem maior atenção em cada momento:

Busque desenvolver a logística inbound, mantendo rédeas curtas sobre seus estoques e processos de separação. Além disso, não esqueça de delegar tarefas de acordo com a capacidade da sua equipe. Afinal, a sobrecarga de tarefas em nada irá ajudar.

Invista em especialização e atualização

A logística bem implementada contribui para a construção de uma imagem positiva diante do mercado. Portanto, as lideranças devem estar cada vez mais prontas para assumir a direção dessa área demonstrando competência técnica e de gestão.

Como gerente de logística, busque seu próprio desenvolvimento gerencial e técnico por meio de cursos e especializações.

Procure capacitações que se adaptem à realidade que você vive na sua empresa. Abordagens teóricas precisam sempre ser bem associadas à prática gerencial.

Além disso, alguns temas interessantes que sempre acabam revelando informações novas são: desenvolvimento de equipes, ação gerencial e liderança, negociação de conflitos, gestão de crise, utilização dos recursos logísticos, indicadores de desempenho, gestão de resultados e monitoramento, entre outros.

Seja parceiro de outros departamentos

Como já mencionamos neste post, o sucesso da logística depende da sincronia com outros departamentos da empresa como o financeiro, vendas, marketing, planejamento e demanda, customer service, compras e outros.

Afinal de contas, vários processos fundamentais para o desenvolvimento da cadeia passam por eles, como a equalização dos estoques, gestão dos custos de armazenagem e fretes, acompanhamento do nível de serviço, insumos etc.

Por isso, é fundamental que você mantenha laços estreitos com esses setores. Quanto mais você se manter unido aos outros grupos, maior será a equalização operacional obtida.

Seja sempre estratégico. Em um ambiente corporativo, decisões de grande impacto são tomadas em conjunto. Elas devem estar sempre alinhadas com a estratégia organizacional. Portanto, seja comunicativo!

Preocupe-se com o networking externo

Ter um networking ativo é essencial para todo profissional. Além de manter o bom relacionamento com as demais pessoas dentro da sua organização, se esforce para traçar uma rede de contatos dentro da área de logística em geral.

Essa tarefa pode ajudar não apenas na sua atualização profissional, como poderá estabelecer pontes entre negócios.

Lembre-se que a força e a longevidade dos seus contatos se baseiam na qualidade das conexões e não na quantidade de pessoas. Portanto, procure estar em palestras, em conferências e cursos.

Você não precisa se ver em um jogo de número de interações para construir uma rede interessante de contatos profissionais. Basta que esteja aberto para se envolver com novas pessoas, dando atenção para quem você acha que pode proporcionar um bom relacionamento no futuro.

Você gostou do nosso texto? Então se inscreva em nossa newsletter para receber mais dicas do mercado e aprimorar, cada vez mais, seu perfil como gerente de logística!

Você também pode gostar

Um comentário em “Como se tornar um gerente de logística mais eficiente?

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!