Conheça os diferentes tipos de armazenagem e saiba como escolhê-los

conheca-os-diferentes-tipos-de-armazenagem-e-saiba-como-escolhelos
7 minutos para ler

Definir quais são os tipos de armazenagem mais apropriados para uma empresa é uma das primeiras e mais importantes tarefas do gestor de logística. Se o fluxo da cadeia de suprimentos não anda bem na organização, pode ser que o problema esteja na escolha errada do modo de armazenar.

Um estoque organizado e estratégico requer planejamento — principalmente quando há a necessidade de manter produtos com características peculiares. Materiais feitos de vidro, composições químicas, alimentos perecíveis e gases são exemplos de itens que precisam estar bem condicionados, evitando prejuízos com avarias.

Nesse caso, conhecer as especificidades do produto é primordial. Um sistema de armazenagem montado da forma correta garante benefícios significantes para a empresa, como o melhor aproveitamento do espaço e a diminuição de custos.

A instituição passa a ter mais chances de equilibrar o capital de giro, obtendo bons resultados financeiros. Continue acompanhando o post para entender melhor os tipos de armazenagem atuais e como aplicá-los nas empresas!

Tipos de armazenagem

Os modelos mais frequentes no mercado são:

Armazenagem própria

Trata-se de quando a companhia armazena a própria mercadoria que detém, responsabilizando-se por inteiro por sua administração.

Nesse caso, a área fabril pode ser instalada em galpões ou armazéns alocados fora da empresa, até mesmo a muitos quilômetros de distância. Tudo vai depender da logística, dos custos e dos interesses da Direção.

Na administração interna do controle de estoque, insumos e mão de obra, todo cuidado é pouco. É necessário estabelecer uma cultura harmônica de conhecimento e acompanhamento dos processos, para garantir um controle absoluto.

Armazenagem contratada

Nessa modalidade, a organização controla a gestão dos processos, incluindo a mão de obra responsável pela operação, em um espaço físico contratado. Hoje em dia, tornou-se bastante comum que as empresas optem por alugar armazéns e sistemas de armazenagem (caso isso favoreça o modelo de negócio).

Armazenagem terceirizada

Diferentemente da contratada, esse modelo consiste em terceirizar todo o serviço de armazenagem por meio de uma empresa parceira, capaz de gerir desde o atendimento dos pedidos até a expedição.

Companhias de todos os portes utilizam a armazenagem terceirizada. Isso porque não conseguem implantar internamente o material humano ou a tecnologia de ponta necessária para ter um fluxo logístico funcionando em perfeição.

Sistemas de armazenagem

Você sabia que o espaço do seu armazém é um ótimo aliado na hora de determinar qual é o melhor sistema para sua empresa? Cada sistema de armazenagem trabalha com equipamentos diferentes.

Os tipos podem variar de acordo com aquilo que precisa ser manuseado. Portanto, para fazer uma boa escolha, você deve conhecer bem sua demanda. Leve em consideração as características dos produtos, como peso, tamanho, peculiaridades e quantidade.

Com isso em mente, você poderá selecionar o melhor sistema de armazenagem entre as seguintes opções:

Porta pallets

Quando as cargas chegam ao armazém em pallets, esse sistema se mostra eficiente no quesito organização. A facilidade de alocar os pallets inteiros em estantes de metal abre caminho para uma melhor separação da mercadoria.

Empresas com variedade de produtos (e, consequentemente, grande movimentação de estoque) podem se beneficiar na hora de organizar os itens seguindo esse sistema. A organização pode ser feita tanto na horizontal quanto na vertical.

Fácil para montar e desmontar, a estrutura porta pallets representa ganho de agilidade, favorecendo a movimentação e a organização do galpão. Veja quais são os tipos mais comuns:

Dinâmico

O sistema Dinâmico é formado por estantes para o armazenamento de produtos paletizados, com planos inclinados e pistas de roletes que movimentam a carga pela ação da gravidade, baseado no sistema FIFO de armazenagem.

A movimentação dos materiais possui controle de velocidade, garantindo a segurança das operações de saída e entrada de materiais, agilidade na organização e acompanhamento visual do estoque.

Push-Back

Garante facilidade na instalação de 4 pallets em profundidade por nível. O sistema Push-Back é formado por estantes de armazenamento por acumulação, baseadas no sistema LIFO de gestão de estoque.

A carga é movimentada pela ação da gravidade, através de carrinhos ou roletes, facilitando as operações de entrada e saída dos produtos armazenados. Ideal para a racionalização do espaço cúbico para cargas com grande rotatividade e lotes pequenos.

Drive-In

Com máximo aproveitamento de espaços em superfície e verticalização do estoque, o sistema Drive-in e Drive-through oferece uma alta capacidade de armazenamento por espaço cúbico. Com o sistema de funcionamento LIFO, essa estrutura possibilita uma melhor organização, alta densidade de armazenamento e oferece alta resistência, durabilidade e robustez.

Mezanino

Os mezaninos foram incorporados à logística para possibilitar a verticalização dos estoques. Com a instalação dessas estruturas, o armazém ganha uma elevação, um tipo de segundo andar ou galeria.

Uma boa dica de aproveitamento do espaço do mezanino é a utilização de prateleiras. Assim, o processo de estocagem tende a se tornar ainda mais eficiente.

Cantilever

As estruturas Cantilever são desenvolvidas para o armazenamento de materiais de comprimento, largura, peso, volume e formas variáveis. São estruturas simples, que apresentam grande resistência e fácil adaptação às necessidades de armazenamento, oferecendo um total aproveitamento de espaços.

São, ainda, 100% desmontáveis, garantindo praticidade na colocação e na retirada dos itens estocados. Tais estruturas são ideais para o armazenamento de materiais longos (principalmente tubos e barras).

Estantes

Para itens menores e mais leves, as estantes representam um sistema de armazenamento simples, porém eficaz. Confira os modelos mais utilizados no mercado:

Flow-rack

São estantes utilizadas para o armazenamento em formato de caixas. A estrutura de metal tem prateleiras inclinadas, permitindo que as caixas deslizem até o final.

Carrossel

Famoso em indústrias de diversos segmentos, o sistema de carrossel permite o deslizamento das estantes na horizontal até o posto de carregamento. O manuseio dos itens estocados é muito ágil.

Já que os produtos são leves, o carrossel descarta a utilização de empilhadeiras e maquinários do tipo.

Racks

Os racks também são estruturas feitas de metal. Por possibilitarem a verticalização na hora de estocar, eles costumam ser adquiridos para uma melhor organização do estoque, otimizando o espaço.

Eliminar possíveis avarias nos materiais deve sempre ser tratado como ato primordial. Muitos gestores optam pelos racks porque eles são feitos para sustentar materiais pesados, garantindo segurança.

Sistema de Gestão de Armazéns

WMS é o modelo mais famoso entre as indústrias modernas, devido à possibilidade de controle oferecido. Por meio desse sistema, as entradas e saídas podem ser mais bem gerenciadas, já que todos os itens estocados são devidamente cadastrados.

Para fins de registro, basta etiquetar os produtos com códigos de barras ligados a um software de controle do estoque. Com o auxílio de uma boa consultoria, é possível obter grandes resultados nesse sistema, como melhorias na recepção ou na saída das mercadorias, além do monitoramento real do espaço disponível no momento de comprar.

Acertar no tipo de armazenagem exige uma série de estudos e cuidados, sendo que a distribuição correta dos produtos é essencial para facilitar o fluxo logístico. Da mesma forma, manter a integridade dos itens armazenados é de extrema importância para a gestão do setor.

Não se esqueça de que, na maioria das vezes, contar com a experiência de uma consultoria especializada em solucionar os problemas dessa área pode ser uma carta na manga para alavancar uma empresa. Pense nisso!

Gostou de saber mais sobre os tipos de armazenagem? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro das melhores soluções do setor logístico!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!