7 passos para sua empresa atingir a eficiência logística

eficiência logística em 7 passos
7 minutos para ler

Muito se fala em alcançar eficiência logística, o que, de fato, traria uma infinidade de benefícios para qualquer empresa. Disso nenhum gestor dúvida! O problema está em outras questões, que se referem a como atingir esse objetivo, quais os meios de medi-lo e quais impactos isso pode causar diretamente ao negócio?

Bom, já podemos adiantar que não há uma receita pronta de eficiência logística e que cabe a cada empresa identificar suas necessidades e trabalhar seus próprios planos e metas para se chegar a um nível ideal em sua operação. No entanto, certos fatores são imprescindíveis e devem ser levados em consideração, independentemente do segmento ou tamanho da empresa.

É justamente isso que vamos abordar neste post. Quer conferir? Então, continue a leitura e tome nota das informações. Vamos lá?

O que define a eficiência logística?

Normalmente, considera-se uma logística eficiente quando a empresa consegue atender a um pedido com qualidade e dentro do prazo acordado. Teoricamente, essa ideia faz sentido mesmo. Porém, na prática, esse conceito deve ser enxergado de uma forma muito mais ampla.

Afinal, há toda uma cadeia complexa por trás disso e o fato de uma entrega ser concluída dentro da normalidade passa a ser, na verdade, resultado de uma operação eficiente. Ou seja, a eficiência logística deve ser atrelada não somente ao transporte, mas a todo um conjunto de atividades e estratégias, desde o layout de seu armazém, passando pela capacidade de seu operador de empilhadeira, até os equipamentos utilizados, os sistemas de gestão etc.

A partir do momento em que cada integrante e cada etapa dessa cadeia atinge um nível de qualidade satisfatório, garantindo prazos, não extrapolando custos e ainda oferecendo diferenciais, pode-se considerar que a empresa alcançou sua eficiência logística.

Como medir a eficiência logística?

Medir a eficiência logística de sua empresa é um papel fundamental de um trabalho de gestão e há diversas formas de realizá-lo. Entre elas, separamos abaixo as principais. Confira!

  • benchmarking na logística: realize pesquisa de mercado, acompanhe a concorrência, estude outros modelos etc.;
  • acompanhamento de tendências: fique de olho nas novas soluções e compare se sua empresa está atualizada;
  • criação de KPIs: trabalhe com indicadores de desempenho e busque sempre melhoramentos;
  • relatórios: acompanhe resultados, estude-os e tome as decisões de forma mais assertiva.

Como atingir a eficiência logística em uma empresa?

Da mesma forma que medir, implementar soluções e estratégias para se alcançar a eficiência logística na empresa pode ser feito de inúmeras maneiras. Como dissemos no início do texto, não há uma receita pronta e cabe ao gestor identificar as necessidades de suas operações e buscar as ferramentas ideais para melhorá-las.

No entanto, algumas ações e práticas são essenciais para qualquer tipo de negócio e devem sempre ser levadas em consideração como forma de desenvolvimento e melhorias na logística. Confira algumas delas!

1. Adoção de novas tecnologias

Hoje, não é possível falar em eficiência logística sem considerar os avanços tecnológicos do setor nos últimos anos. Uma empresa que não se moderniza ou não investe em ferramentas e sistemas modernos está fadada ao atraso e a processo lentos e obsoletos.

Como competir, por exemplo, com sistemas de armazenagem automatizados com carros automáticos, elevadores e esteiras, enquanto sua empresa ainda realiza tudo de forma manual?

Sem dúvidas, a tecnologia é ponto crucial para quem quer alcançar a eficiência logística, e o que não falta no mercado são soluções diversas para otimizar desde o seu armazém até a entrega dos produtos.

2. Planejamento da distribuição de cargas

Aqui, reforçamos a ideia de que, para uma entrega rápida e dentro do prazo, não apenas o transporte deve ser eficiente, mas todo um conjunto anterior a isso. Como esse caminhão vai ser carregado? Em quanto tempo? Quantos operadores estarão envolvidos? Qual o risco de erros, avarias e extravios? Enfim, há uma série de processos que precisam estar afinados antes de o produto ser expedido.

Esse planejamento está muito mais ligado ao desempenho do estoque, carregamento, faturamento do que à entrega propriamente dita!

3. Mapeamento de custos

Não há eficiência logística sem controle de custos. Isso é parte fundamental de um trabalho de gestão e todo gasto deve ser acompanhado de perto. Para isso, existem sistemas e painéis que permitem gerar e acompanhar resultados por meio de relatórios completos e detalhados.

4. Capacitação dos operadores

Conquistar a eficiência logística não é só um trabalho do gestor. Para obter sucesso e melhorias, é fundamental que todos os envolvidos nas operações sejam devidamente capacitados e preparados para exercer suas atividades.

Será que seu operador domina 100% o uso de seus equipamentos e sistemas? Existe integração entre as equipes? Enfim, o recurso humano é essencial e deve ser valorizado potencialmente. Invista em reuniões, eventos, cursos e consultorias.

5. Gestão de estoque

Manter seu estoque organizado e otimizado também é fator primordial para atingir a eficiência logística. Encontrar métodos e práticas de armazenagem ideais para os seus produtos facilita a operação, evita desperdícios e agiliza os carregamentos.

É muito importante também realizar inventários periódicos, controlar bem a entrada e saída de materiais e, claro, contar com sistemas e estruturas inteligentes.

6. Novas formas de entrega

Implementar novos formatos de entregas também é uma forma de melhorar a eficiência logística de sua empresa. Sem dúvidas, o modal rodoviário ainda é a principal opção de transportes e distribuição no país. No entanto, alternativas modernas e mais práticas já são uma realidade no setor também.

Por exemplo, entregas com uso de aplicativos, motoboys, avião e até bicicleta já fazem parte do cotidiano de muitas empresas e, consequentemente, se tornam diferenciais competitivos muito importantes.

7. Capacidade de distribuição

Nosso último tópico sobre eficiência logística se refere a um fator que toda empresa pretende alcançar e muitas vezes não sabe como: aumentar sua capacidade de distribuição. Graças a soluções modernas e práticas, isso é possível sem a necessidade de grandes investimentos, obras ou mudanças de local.

Por exemplo, mezaninos e racks metálicos já possibilitam tudo isso, sem nenhuma dificuldade. Com eles, seu armazém aumenta a capacidade de armazenagem e distribuição, utilizando o mesmo ambiente.

Enfim, essas são algumas dicas sobre eficiência logística e tudo o que sua empresa precisa para alcançá-la. Como dissemos, para que isso seja possível, é preciso enxergar a cadeia de suprimento por completo, desde o estoque até a entrega em si. O resultado desse diferencial é o aumento da produtividade e da satisfação do cliente, além da redução de custos.

Gostou do post? Podemos ajudar você a atingir a excelência logística em sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossas soluções em sistemas de armazenagem.

ebook - logística empresarial: guia completoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-