Entenda como o sistema WMS pode ajudá-lo!

7 minutos para ler

O sistema WMS é mais uma solução tecnológica desenvolvida para otimizar e aumentar a produtividade do setor logístico. A ferramenta surge em um momento de extrema necessidade, afinal, o setor logístico nunca foi tão exigido em termos de qualidade e quantidade.

O aumento de demanda na logística pode ser explicado, principalmente, pela popularização dos e-commerces. Se antes o comércio virtual tinha um público restrito, com a expansão da internet essa barreira foi quebrada e hoje usuários de variadas idades e classes sociais compram cada vez mais online.

Como não é possível receber o produto físico direto do computador, a logística efetua a parte final da negociação, ou seja, a entrega. Nesse cenário, o prazo para que isso aconteça é um dos principais influenciadores na decisão de compra.

Se você busca otimizar o seu processo logístico, este artigo é para você! Ao longo do texto, mostraremos como o sistema WMS pode ajudá-lo, explicando seu conceito, funcionalidades e vantagens. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Conceito de WMS

WMS é a sigla de Warehouse Management System — em português podemos entender como Sistema de Gerenciamento de Armazém. Basicamente, é um sistema que otimiza as atividades logísticas da área de armazenagem, como estoque, layout, picking, entre outros.

Imagine que você tenha em seu estoque centenas de produtos. Você precisa de um sistema eficiente para localizar, controlar a validade, saber a quantidade disponível, verificar a necessidade de reposição e onde vai posicionar cada item.

Uma tarefa que é praticamente impossível de ser realizada manualmente, pode ser executada com WMS em poucos instantes. Ele permite gerar relatórios para verificar itens próximos ao vencimento, que estão em falta e realizar uma curva ABC para alocar os itens de maior giro mais próximos das áreas de expedição.

Além disso, ele pode ser integrado a outros sistemas e fornecer informações úteis para áreas como vendas, compras, produção, financeiro, transporte e outros.

Funcionamento do sistema WMS

O WMS funciona de forma instantânea, repassando dados em tempo real para gestores e colaboradores sobre a rotatividade do uso das prateleiras. A precisão do sistema vem a partir da reunião de informações sobre os produtos. O software coleta o código de barras e utiliza redes de monitoramento locais para gerar os dados sobre cada mercadoria.

Após a coleta das informações, o sistema realiza uma sincronização e cria relatórios sobre o status dos itens em estoque.

O sistema WMS também é excelente para auxiliar em uma das tarefas mais complexas e demoradas de um armazém logístico: o inventário. Com o software, a taxa de erro será mínima, isso porque a ferramenta produz inventários automáticos bastando apenas que os números sejam apresentados no dia da contagem principal.

O programa ainda agiliza o processamento de pedidos e ajuda na resolução de problemas com devolução de mercadorias.

Impactos positivos da adoção do sistema WMS

Além de inventários automáticos e facilidade no processamento de pedidos, o funcionamento do sistema WMS impacta positivamente em questões essenciais para um setor logístico. Veja abaixo algumas de suas principais vantagens:

Diminuição de custos com menor taxa de retrabalhos

Com o sistema WMS em pleno funcionamento, a taxa de retrabalhos diminuirá consideravelmente. Todos os serviços que antes eram realizados de forma manual (como contagem, conferência e criação de relatórios), serão desenvolvidos pelo software, garantindo precisão e agilidade.

Retrabalhos são grandes causadores de desperdícios de materiais e aumento de gastos para qualquer empresa. A longo prazo, a eficácia apresentada terá cada vez mais impacto positivo no caixa da empresa.

Maior produtividade

Com certeza o maior benefício da adoção de um sistema WMS. O mais importante é que o software não aumenta a produtividade apenas no quesito armazenagem.

Além de realizar um trabalho completo e preciso de inventário, o sistema auxilia na organização do ambiente e exerce um controle sobre a entrada e saída de mercadorias. Com a implementação da ferramenta, não existirá mais oscilação ou espaços desperdiçados, pois o WMS gerencia toda movimentação e identifica locais disponíveis.

Por fim, o WMS aumentará a produtividade em atividades como:

  • contagem para troca de mercadorias;

  • reabastecimento e expedição;

  • separação de mercadorias (picking);

  • evita procurar itens que não constam no estoque.

Credibilidade com os clientes

Na introdução deste artigo foi mostrado que a cobrança no setor logístico aumentou consideravelmente. Além de mais clientes comprando, os consumidores estão mais informados e existe uma forte concorrência, forçando um nível de serviço elevado.

Os clientes que realizam compras online tendem a ser mais impacientes para receber o produto do que os consumidores de lojas físicas. Assim, se a empresa se mostra pontual ou realiza a entrega num tempo menor que o previsto, a credibilidade cresce e a empresa ganha um fã.

É exatamente dessa forma que o sistema WMS trabalha, com uma logística integrada, o software diminui os erros e consegue entregar as mercadorias em menor tempo.

Basicamente, a ferramenta consegue diminuir o tempo de entrega por três motivos:

  • processo otimizado de localização e expedição de mercadorias;

  • organização e controle de entradas e saídas;

  • logística integrada.

Processo otimizado de localização e expedição de mercadorias

No WMS cada item é cadastrado no ato do recebimento. São coletados diversos dados do produto como altura, largura, comprimento, peso, código EAN e data de validade, apenas para citar alguns.

Depois disso, o produto recebe uma posição de picking, que é onde o produto será armazenado para separação de quantidade fracionada. Caso possua uma quantidade superior a do seu local de abastecimento, o sistema automaticamente alocará cada palete em uma posição.

Quando um pedido de determinado produto é gerado, automaticamente o software cria um relatório sobre a localização do produto e sobre o espaço disponibilizado, agilizando todo processo.

Organização e controle de entradas e saídas

Uma consequência direta do acompanhamento de localização. Se a primeira parte for executada de forma eficaz, a entrada e saída de mercadorias será realizada mais rápida e com qualidade.

Logo após o produto ser separado pela equipe de expedição, o sistema já libera a posição. Dessa forma, ao dar entrada nas notas para receber os produtos, cada item já tem um endereço certo, otimizando o fluxo.

Logística integrada

O WMS compartilha as informações mais relevantes com todos os setores de forma instantânea, agilizando as atividades e diminuindo riscos. O setor de compras pode verificar o sistema para identificar quais itens precisam ser repostos, o de vendas itens que estão parados e precisam de alguma ação etc.

O sistema WMS é uma ferramenta essencial para empresas que desejam aumentar a produtividade, melhorar processos, facilitar a comunicação entre as áreas e atingir níveis de serviços excelentes, fidelizando clientes. Agora que você já sabe as vantagens, aproveite essa tecnologia em sua companhia.

Quer ficar sempre atualizado sobre nossas postagens? Siga-nos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar
-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!