Gestão de estoque: como a Longa Industrial pode tornar mais eficiente?

gestão de estoque - longa industrial
6 minutos para ler

Toda empresa que trabalha com distribuição de produtos, sejam eles insumos para produções, sejam produtos acabados, deve priorizar e focar em uma boa gestão de estoque. Afinal, é só por meio dela que é possível desempenhar processos eficientes, controles mais exatos e, por fim, um atendimento ideal.

Pensando nisso, nós preparamos este material, trazendo à tona a importância da gestão de estoque em sua empresa, como ela deve funcionar, além de separar dicas e sugestões de soluções inteligentes e modernas que podem ser implementadas nas suas operações.

Quer conferir tudo? Então, continue até o final e não deixe de fazer as suas anotações. Vamos lá?

Por que ter uma gestão de estoque eficiente na empresa?

Uma boa gestão de estoque é responsável pelo gerenciamento completo de cada etapa do supply chain, desde o recebimento do material do armazém, passando pelo processo de identificação e endereçamento, até a sua devida armazenagem e, por fim, sua distribuição.

A partir do momento em que se considera toda essa cadeia de suprimentos integrada e eficiente, pode-se dizer que houve sucesso na gestão de estoque. Quando há gargalos, falhas, perdas e atrasos em qualquer que seja a etapa de operações, é necessário rever os processos e essa responsabilidade cabe a um gestor.

Para destacar melhor a importância de uma gestão de estoque, separamos alguns fatores essenciais que dependem dela. Confira!

Velocidade de giro

Todo estoque precisa girar, certo? O problema é quando há essa necessidade, porém, o fluxo “emperra” em alguma etapa específica. O trabalho da gestão de estoque é viabilizar que essa circulação flua de forma contínua e sem barreiras.

Para isso, é fundamental estar atento e acompanhar, de perto, todos os aspectos que possam prejudicar a velocidade de giro, como compras, organização do estoque, identificação dos itens, disposição dos produtos nas prateleiras, eficiência do picking, equipamentos utilizados etc.

Tecnologia

Em tempos de logística 4.0 não dá para falar de gestão de estoque sem destacar a importância da tecnologia no setor. Hoje, realizar controles manuais é estar fadado a demora, erros e custos desnecessários, enquanto o mercado caminha a passos mais rápidos.

Por exemplo, uma boa gestão de estoque, hoje, depende muito dos softwares utilizados, como um ERP e um WMS. O mesmo vale para os equipamentos operacionais que, atualmente, giram em torno de processos tecnológicos, como os coletores de dados e códigos de barras, carros e transelevadores automáticos e, até mesmo, pallets especiais desenvolvidos para determinados segmentos.

Modernizar e acompanhar essas tendências é papel fundamental da gestão de estoque!

Estruturas

Por fim, para tornar o supply chain eficiente é essencial contar com um ambiente organizado, adequado com estruturas inteligentes e eficazes e, claro, com um layout apropriado para atender às necessidades das operações.

Quem é a Longa Industrial?

Levando em consideração todos esses fatores acima, podemos apresentar a Longa Industrial como a empresa completa em soluções logísticas, há mais de 50 anos no mercado, com foco, justamente em tecnologia e estruturas inteligentes.

Com a Longa, a gestão de estoque se torna personalizável, graças ao desenvolvimento de sistemas e produtos adaptáveis aos mais variados layouts e especificidades de operações.

Portanto, independentemente do segmento ou tamanho de sua empresa, a Longa Industrial tem a expertise e a solução ideal para as necessidades de seu armazém, sempre prezando a maior eficiência, praticidade e com o melhor custo-benefício do mercado.

Como a Longa Industrial pode tornar a gestão de estoque mais eficiente?

A Longa Industrial tem ajudado seus clientes com soluções personalizadas de sistemas de armazenagem convencionais e automáticos, além do fornecimento de racks metálicos e outras estruturas que otimizam a movimentação e estocagem dos mais variados produtos. Confira algumas das soluções oferecidas!

Verticalização do estoque

Quer melhorar o layout de seu armazém, dando mais capacidade de armazenagem e ainda possibilitar melhorar a organização e a movimentação de cargas, pessoas e equipamentos? Então, talvez a solução ideal seja a verticalização de seus estoques.

A Longa Industrial presta consultorias especializadas, de acordo com a necessidade de cada espaço e fornece soluções personalizadas com racks, porta-pallets, pisos intermediários, dentre outras estruturas que permitem organizar os estoques e verticalizá-lo, de forma a garantir mais eficiência, segurança, capacidade e agilidade.

Sistemas de picking

Uma boa gestão de estoque também depende muito da eficiência da separação dos pedidos! Afinal, não adianta ter espaço e capacidade se o picking for lento, inseguro e confuso.

A Longa Industrial oferece sistemas inteligentes e práticos, como o Flow Rack, que trabalha basicamente com operações FIFO (PEPS) e movimenta as cargas nas prateleiras pela ação da gravidade, inclusive sendo adaptáveis às estruturas que citamos no tópico anterior.

Pallets de aço

Outro diferencial da Longa Industrial é o desenvolvimento de pallets de aço, equipamento altamente residente e indicado para cargas pesadas e para segmentos específicos, que demandem cuidados especiais com a movimentação, higienização e armazenagem, como é o caso do setor alimentício.

Mezaninos industriais

Para complementar a eficiência da gestão de estoque, a Longa Industrial desenvolve e monta mezaninos personalizáveis e adaptáveis com os espaços e ambientes de sua empresa e podem ser montados em locais externos ou internos.

Os mezaninos são extremamente versáteis e podem servir como uma expansão dos estoques, áreas de monitoramento ou para criação de novos setores e escritórios. Tudo de forma prática e sem precisar realizar obras demoradas e custosas.

Sistemas automáticos

Trazendo o que há de mais tecnológico em sistemas de armazenagens, a Longa Industrial fornece também equipamentos automatizados para a movimentação e estocagem de itens diversos no seu armazém, como é o caso de transelevadores, miniloads e “carrinhos” automáticos, como o sistema satélite e o shuttle.

Todos eles garantem mais segurança, agilidade e produtividade, evitando acidentes, processos manuais e, claro, possibilitam que seus operadores realizem outras tarefas mais importantes.

Enfim, essas são as dicas sobre gestão de estoque e como a Longa Industrial se propõe a servir soluções cada vez mais tecnológicas e inteligentes aos seus clientes. Se a sua empresa busca modernizar os processos, reduzir custos operacionais, otimizar a armazenagem e, por fim, melhorar a experiência de atendimento ao cliente, não hesite em investir em tecnologia e estruturas eficazes.

Quer colocar tudo isso em prática e tornar sua gestão de estoque uma referência de mercado? Então, converse com um de nossos especialistas e conheça um pouco mais nossas soluções logísticas personalizadas!

Powered by Rock Convert
ebook - guia prático sobre armazenagemPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!