iluminação de LED aplicada em galpão logístico

Iluminação de LED: 5 vantagens para o seu armazém

A moderna iluminação de LED apresenta grandes ganhos para os negócios. A sigla significa Light Emitting Diode, ou seja, Diodo Emissor de luz, em português. Assim, trata-se de uma tecnologia que permite a condução de energia com mais proficiência, gerando grande economia a médio e longo prazo.

Um bom sistema de luminosidade em armazéns e centros de distribuição é um aspecto indispensável para o sucesso das muitas operações que acontecem nesses ambientes. Quanto mais fácil é o acesso e a visibilidade dos itens, maior é a assertividade e qualidade dos processos logísticos. Por isso, uma grande tendência no setor é a adoção da iluminação de LED.

Assim, atualmente, o LED é o meio de iluminação mais inovador e eficiente que existe no mercado e seu uso na indústria e na armazenagem é altamente benéfico. No post de hoje, você vai conhecer 5 vantagens desse sistema e entender por que deve incorporá-lo agora mesmo no seu centro de distribuição. Acompanhe!

1. Promove a redução de custos

De fato, o preço de venda das lâmpadas LED pode parecer, inicialmente, uma desvantagem: elas podem custar cerca de 10 vezes mais do que uma incandescente convencional.

Contudo, em relação aos custos, no médio e longo prazo, o gestor logo percebe que o investimento em uma iluminação de LED foi a melhor decisão: a economia que ela proporciona pode ser superior a uma marca impressionante de 80%. As lâmpadas comuns incandescentes, por exemplo, não viabilizam qualquer tipo de economia, apenas gasto.

Isso acontece porque o diodo, que faz parte de sua composição, tem uma alta capacidade luminosa e, assim, consegue gerar luminosidade usando muito menos energia. Dessa forma, quando uma corrente elétrica atravessa esse elemento, ela é revertida em luz e não em calor.

Assim, em um período de 6 meses, uma lâmpada comum incandescente gera uma despesa 10 vezes maior na conta de energia elétrica em comparação a um modelo LED. Como podemos ver, em menos de 1 ano, o investimento nessa tecnologia já se paga devido à redução de custos que ela promove na fatura.

2. Possui vida útil mais longa

Enquanto lâmpadas convencionais costumam durar cerca de 1 ano, as de LED têm uma grande durabilidade: entre 17 e 25 anos. Elas ultrapassam, inclusive, os modelos fluorescentes, se conservando 3 vezes mais do que eles.

Em um armazém que possui iluminação de LED usada constantemente, por várias horas no mesmo dia, por exemplo, as lâmpadas podem durar até 17 anos, mantendo a qualidade do seu desempenho. Isto é, com o passar do tempo, elas não sofrem grandes alterações no brilho.

A longevidade desse produto é outra prova do seu alto custo-benefício. Além disso, esse fator ainda colabora para a praticidade na manutenção: devido à sua estabilidade, lâmpadas LED dificilmente apresentam problemas de manutenção.

Isso significa que problemas como suspensões de serviço, substituições constantes, falhas e prejuízos são evitados. Logo, elas são uma excelente opção também para locais de difícil acesso que necessitam de uma iluminação contínua, como estruturas muito altas, luzes de segurança, entre outros.

Vale também sublinhar que as lâmpadas LED são resistentes a vibrações, não passam por falhas de transmissão e, por isso, dispensam o uso de reatores.

3. É mais segura

As lâmpadas fluorescentes são conhecidas como alternativa para economia na iluminação no mercado. No entanto, elas emitem raios infravermelhos e ultravioletas que causam danos a diversos tipos de materiais, sobretudo os que têm mais umidade ou são perecíveis, sensíveis ou de alto risco, como alimentos, bebidas ou medicamentos.

Ademais, esses itens possuem mercúrio em sua constituição — uma substância tóxica prejudicial à saúde e responsável por causar cansaço visual.

Os modelos LED não emitem raios ou possuem metais danosos em sua composição, além de funcionarem produzindo calor mínimo. Portanto, já que possuem baixa irradiação térmica, eles não esquentam e, assim, o ambiente se torna bem mais confortável e seguro.

A iluminação de LED é o sistema ideal e mais seguro para lidar com diferentes tipos de produto e espaço, inclusive os mais úmidos, como os armazéns refrigerados. Outro ganho é que, como elas demandam baixa voltagem para funcionar, o risco de choques e queimaduras de contato é mínimo.

4. Tem design inovador

Como vimos até então, lâmpadas de LED são seguras, funcionais e econômicas. Além de tudo isso, elas são mais modernas e interessantes e, dessa forma, favorecem a decoração do ambiente.

Existem diversos modelos, tamanhos e funcionalidades delas no mercado. É certo que você vai encontrar o formato ideal para cada uso ou espaço em seu armazém.

Desde amostras gigantes até as mais compactas — que não perdem a eficiência devido ao seu tamanho —, elas são compatíveis com todos os sistemas de instalação elétrica e, por conta de sua versatilidade, propiciam um plano de iluminação mais inteligente e prático, no qual cada lâmpada pode ter uma função diferente. Com elas, também é possível:

  • ajustar e controlar a intensidade da luz;
  • variar as tonalidades do branco;
  • definir o tom certo de acordo com o ambiente ou as especificidades dos materiais em estoque;
  • optar por versões coloridas.

5. Apoia a sustentabilidade

As lâmpadas de LED não apresentam mercúrio, elementos tóxicos ou filamentos metálicos em sua composição. Por essa razão, elas não emitem poluentes e podem, inclusive, ser facilmente recicladas, favorecendo o meio ambiente e a redução do acúmulo de lixo.

Cada vez mais, o mercado e os clientes pressionam empresas a contribuir para a sociedade e tomar atitudes mais sustentáveis. Nesse cenário, defender causas socioambientais passa a ser um diferencial competitivo para um negócio.

E com a iluminação de LED, todos saem ganhando, já que todas as suas aplicações e características fazem dela um sistema ecológico em si. Ela não estimula um desperdício de calor e energia elétrica, apoiando a diminuição dos impactos ambientais.

A iluminação de LED é ideal para grandes ambientes, como galpões, além de ser segura e moderna, proporcionando uma drástica economia nos custos. Agora que você conhece seus principais benefícios, considere incorporar essa tecnologia em sua empresa e garanta todos os ganhos dessa inovação para o seu negócio!

Se deseja aprimorar outros aspectos em seu centro de distribuição, como eficiência operacional e capacidade de armazenamento. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções e expertise em sistemas e estruturas de armazenagem!

pontos cegos no armazém

Next Article

Como evitar pontos cegos no armazém?

Sem comentários

Cancelar