O que é condomínio logístico e quais diferenciais ele oferece

condominio-logistico
6 minutos para ler

A logística é um dos setores cruciais nas busca pelo sucesso de uma empresa. O condomínio logístico faz parte das soluções nessa área e pode contribuir para agilizar os processos e aumentar a competitividade.

O crescimento da produção trouxe algumas dificuldades logísticas, pois não é simples e barato encontrar locais de fácil acesso para construir uma distribuidora ou galpão. Dessa dificuldade surgiu a necessidade de investir em áreas comuns de distribuição, podendo ser aproveitadas por mais de uma empresa e permitindo a divisão das despesas.

Neste artigo, mostraremos como é importante o gestor de logística estar atento ao mercado. Além disso, explicaremos o que é o condomínio logístico e quais são alguns diferenciais desse modelo. Acompanhe a leitura!

Por que o gestor de logística deve estar atento ao mercado?

Uma das funções do gestor de logística é buscar melhores opções para as operações a sua empresa. Quando esse profissional não procurar otimizações e melhorias, ele permite que o seu negócio fique ultrapassado e em desvantagem em relação aos concorrentes.

Os processos logísticos estão em constante renovação e novos modos de agir surgem, podendo oferecer oportunidades interessantes para as empresas. Portanto, é fundamental estar ciente das diferentes formas de trabalho que o setor apresenta, acompanhando as tendências e inovações.

Muitas melhorias possibilitam a redução de custos, contribuem para otimizar a produtividade e aumentar a competitividade empresarial. Na sequência, mostraremos uma dessas soluções que podem trazer mais agilidade e economiza para a empresa.

O que é condomínio logístico?

O condomínio logístico é uma construção que tem como objetivo a armazenagem e operação logística de várias empresas em um mesmo local. Cada organização se instala em galpões adequados às suas operações e as despesas do ambiente são divididas. Desse modo, ele contribui para o melhor escoamento das mercadorias e produtos.

O condomínio conta com segurança e infraestrutura de serviços compartilhado, que abrange os serviços de manutenção e demais necessidades. Ele pode oferecer portaria, segurança, serviços de limpeza e jardinagem. Além disso, traz outras melhorias na estrutura, como amplo estacionamento, refeitório e salas.

Muitas empresas especializadas em armazenamento, transportes, fretes outros processos envolvendo a área de logística instalam-se no condomínio logístico, facilitando as operações, negociações e suprindo as necessidades dos envolvidos.

Por estarem próximas às rodovias, seu acesso é mais fácil, evitando o tráfego de veículos grandes em zonas urbanas para a entrega ou coleta de mercadorias.

Que tipos de trabalho que ele permite?

Os tipos de condomínio logístico podem ser divididos em duas categorias. Vamos conhecer mais sobre cada uma!

Monousuário

Os condomínios monousuários são construídos a fim de atenderem um único cliente. Essa é uma obra realizada sob encomenda, com especificações para suprir as necessidades de produção e logística de apenas um interessado. Isso torna a propriedade personalizada, porém, mais difícil de ser reaproveitada quando estiver vaga.

ebook - logística empresarial guia completoPowered by Rock Convert

Flex

São galpões padronizados que estão disponíveis para serem utilizados por uma ou várias empresas. A construção deles costuma ser mais flexível, dando espaço para atender diferentes demandas e clientes. Nessas situações, o galpão é planejado por investidores, que lançam o empreendimento sem garantia de locação, ou seja, sem a encomenda prévia de alguma empresa.

Como eles podem ser usados?

Além dos diferentes tipos, eles também podem ser analisados de acordo com sua utilização. Confira e entenda mais sobre os variados tipos de uso.

Armazéns

São estruturas capazes de estocar grandes quantidades de produtos e receber porta-paletes. É um modelo ideal para redes atacadistas e operadores logísticos.

Cross-docking

O cross-docking tem como objetivo a melhor movimentação de carga, sem considerar a estocagem. Por isso, ele é uma excelente solução para transportadoras.

Mistos

Como a própria palavra deixa claro, esse tipo é projetado para receber qualquer tipo de processo produtivo, como a estocagem ou movimentação de cargas. Ele é muito utilizado por centros de distribuição de redes varejistas.

Industriais

É o modelo ideal para indústrias de diversos segmentos, pois permite personalizações de suas instalações, sendo muito utilizado por manufaturas.

Quais são alguns diferenciais desse modelo?

Esse tipo de solução traz vários diferenciais para quem utiliza. Vamos conferir alguns deles!

Redução de custos

O rateio das despesas é uma forma de gastar menos com armazenagem, além de não haver necessidade de adquirir um terreno para construir um galpão próprio, mas a redução dos custos não se limita a esses fatores. São menos gastos com segurança, monitoramento, manutenção de áreas comuns. Isso dá mais flexibilidade e competitividade ao negócio.

Localização privilegiada

Encontrar ou ser dono de um galpão em uma localização privilegiada não é muito fácil — em alguns casos, pode ser muito custoso. Porém, ao dividir os gastos com vários investidores, os condomínios logísticos reúnem recursos para estarem localizados em onde trarão vantagens para a operação e agilizarão o escoamento e transporte dos produtos.

Possibilidade de expansão na mesma área

Uma expansão de um galpão individual não é muito simples, pois pode envolver os gastos de construção ou de compra de um novo local, além do transtorno de uma possível mudança. O condomínio possibilita a expansão na mesma área apenas pelo aluguel de um lote maior, o que facilita para a empresa que já está acostumada a operar no local, além de não ser necessário um investimento muito alto para expandir.

Infraestrutura completa

Os condomínios logísticos não contêm apenas o espaço para armazenagem das mercadorias, mas uma infraestrutura que traz outros benefícios para as empresas. Ele pode oferecer, amplo estacionamento, refeitório, vestiários, salas para treinamentos e reuniões, e diversos outros atrativos que podem ser de grande valia para quem utiliza esse serviço.

Como vimos durante o artigo, o condomínio logístico pode ser uma excelente opção para as empresas, facilitando o armazenamento e transporte de mercadorias. Com as despesas sendo dividas entre vários empreendimentos, é possível conseguir um local melhor localizado, com custo mais baixo e com maior segurança. Portanto, é imprescindível estar atento às oportunidades que o mercado logístico oferece e buscar formas de otimizar os processos.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos importantes sobre logística e o funcionamento da sua empresa!

Você também pode gostar

Um comentário em “O que é condomínio logístico e quais diferenciais ele oferece

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!