Pallet de Aço: 6 benefícios para aumentar a eficiência e reduzir os gastos

pallet de aço
6 minutos para ler

O pallet de aço é um equipamento de armazenagem muito utilizado em centros de distribuição e estoques. Ele já faz parte do cotidiano de empresas e profissionais de logística. Isso porque, seja qual for o ramo de atuação, agrega eficiência ao negócio.

gestão logística se torna muito mais eficiente quando possui os sistemas de armazenagem adequados. Cada empresa possui características e desafios diferentes, mas a escolha do equipamento certo pode trazer mais competitividade e agilidade ao negócio.

Neste material serão apresentadas as principais características e vantagens do pallet de aço. O objetivo é que você conheça melhor essa estrutura e aproveite-a bem em sua empresa. Acompanhe!

Conheça melhor o pallet de aço

Os pallets de aço são equipamentos que auxiliam na movimentação e no processo de paletização de produtos e cargas. Sua principal diferença em relação ao modelo tradicional é, de fato, o material de fabricação.

A estrutura de aço é mais resistente e durável. Além disso, o acabamento galvanizado impede que a umidade gere a ferrugem, permitindo que ele seja utilizado em ambientes refrigerados.

A operação desse equipamento é bem simples, baseando-se na paletização. Os produtos são colocados sobre o pallet, sendo comum a utilização do filme stretch para fixar e protegê-los. Em seguida, com o auxílio de empilhadeiras e paleteiras, ele é movimentado e armazenado no local escolhido.

Cabe enfatizar que, por questão de segurança, esse modelo não é indicado para empresas que utilizam estruturas de armazenagem e movimentação sobre roletes e esteiras, pois há uma baixa aderência do material à superfícies lisas.

Descubra os 6 principais benefícios desse equipamento

Em um mercado tão exigente, a logística se mostra um setor estratégico. O gestor dessa área deve conhecer os equipamentos à sua disposição e tomar decisões inteligentes. Para isso, avaliação e planejamento são essenciais.

Sempre que um negócio começa a sofrer com perdas de mercadorias, falta de espaço e prejuízos provenientes de falhas no controle do estoque, é sinal de que a escolha de um bom equipamento de armazenagem pode otimizar os resultados

Optar pelo pallet de aço é uma solução interessante e contribui para a otimização do trabalho no setor. Confira, a seguir, os principais benefícios experimentados pelas empresas que já aderiram ao modelo!

1. Tem maior durabilidade

A durabilidade do pallet de aço é extremamente superior à vida útil do modelo convencional, fabricado em madeira. O material possui uma boa resistência às baixas temperaturas e dificilmente sofre danos que exijam sua substituição.

Em um contexto de redução estratégica de gastos, essa é uma vantagem expressiva. Afinal, a sua maior durabilidade faz com que os custos de manutenção com estruturas sejam reduzidos, gerando mais eficiência ao setor — produz mais e com menos recursos.

2. Suporta grandes cargas

O pallet de aço, por si só, já possui uma capacidade de carga superior ao de madeira. No entanto, a Longa Industrial possui um diferencial e entrega ao mercado modelos que são capazes de suportar de 1000 a 1500 kg.

ebook - guia prático sobre armazenagemPowered by Rock Convert
ebook - logística empresarial guia completoPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Essa característica faz do modelo a solução ideal para movimentação e armazenagem de produtos robustos e pesados, como maquinários de grande dimensão e cargas agrícolas.

Trabalhamos com dimensionamento padrão (PBR) e tamanhos especiais. Na prática, isso garante que os modelos comercializados atendam a diferentes empresas. O gestor só precisa conhecer suas necessidades e contratar o equipamento ideal.

3. Existem em vários modelos

Conforme mencionado, existem alguns modelos diferentes de pallets de aço. O mercado costuma disponibilizar apenas os tamanhos tradicionais, mas a Longa Industrial fabrica tamanhos e modelos especiais:

  • PM-4: com 4 pontos de apoio individuais, é indicado para uso em racks metálicos ou diretamente no piso. Tem capacidade de até 1200kg;
  • Pallet ISO-II: com 9 pontos de apoio interligados, é indicado para racks metálicos, piso ou estruturas fixas. Tem capacidade de até 1500kg;
  • Pallet ISO-III: com 6 pontos de apoio interligados, é uma estrutura leve e resistente. Sua capacidade é de 1000kg;

Todos eles são fabricados em aço estrutural e passam por tratamento de superfície em galvanização a fogo, eletrolítico ou pintura eletrostática. Por isso, seja qual for a necessidade de sua empresa, a Longa Industrial pode ajudá-lo, fabricando o item no tamanho e modelo desejado.

4. É de fácil higienização

A higienização é um ponto crítico dos pallets tradicionais. Isso ocorre porque a madeira é um material que impregna impurezas com facilidade, além de não poder passar por processos de lavagem comuns.

Por outro lado, o pallet de aço pode ser higienizado com rapidez e facilidade. O material não enferruja e, por isso, é possível lavá-lo sem grandes problemas — um fator essencial para empresas que atuam no setor frigorífico.

5. É resistente a fungos e bactérias

É importante destacar que o pallet de aço é resistente a fungos e bactérias. Esse é um diferencial muito importante do produto em relação ao pallet de madeira, pois permite que ele seja utilizado para armazenamento de alimentos e produtos agrícolas.

Quem lida com esses tipos de produtos sabe que as contaminações são fatais para a durabilidade e comercialização e geram uma perda considerável no estoque. Por esse motivo, a opção por um modelo fabricado em aço é mais vantajosa.

6. Reduz custos com seguros patrimoniais

Diante de todos os diferenciais apresentados anteriormente, é possível concluir que a aquisição de pallets de aço reduz os gastos com a contratação de seguros patrimoniais.

Dentro do setor de logística, é comum que os gestores optem por essas apólices para minimizar os impactos financeiros provenientes de perdas de equipamentos e produtos. No entanto, como o modelo é mais resistente, os sinistros são reduzidos e o uso desse seguro não é tão necessário.

Conquistar uma logística eficiente e capaz de contribuir com o sucesso empresarial é um desafio para as empresas contemporâneas. Há uma série de detalhes a serem conferidos e, sem dúvidas, a escolha das estruturas e equipamentos de armazenagem adequada é uma delas.

O pallet de aço é uma opção que precisa ser conhecida e avaliada pelo gerente logístico, pois, conforme visto, possui vantagens consideráveis em relação ao modelo tradicional. Com a implementação desse modelo, sua empresa poderá otimizar espaço e ainda armazenar um volume maior de produtos, com segurança, eficiência, higiene e redução de gastos.

Quer conhecer melhor esse equipamento de armazenagem, tirar dúvidas ou utilizá-lo em sua empresa? Entre em contato com a Longa Industrial agora mesmo! Temos uma equipe pronta para atendê-lo!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Pallet de Aço: 6 benefícios para aumentar a eficiência e reduzir os gastos

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!