Quais são os equipamentos essenciais para uma empresa de logística?

quais-sao-os-equipamentos-essenciais-para-uma-empresa-de-logistica
7 minutos para ler

Estocar, transportar carga, categorizar, controlar entradas e saídas… Quando as atividades dentro de um estoque são múltiplas e os equipamentos de logística não são apropriados para as características do negócio, fica ainda mais difícil cobrar pela produtividade.

Um gerente precisa se manter sempre atualizado quanto à evolução no mercado, em busca de melhorar a performance do setor. Com o avanço da tecnologia e a colaboração no repasse das técnicas, o setor logístico tem apresentado transformações constantes.

Se você deseja estar pronto para solucionar os imprevistos, otimizar os processos internos e garantir a confiabilidade nos diagnósticos, é fundamental saber como funcionam as principais soluções para transporte e estocagem de produtos

Por isso, selecionamos os equipamentos de logística mais relevantes em uma empresa, incluindo detalhes quanto às suas variações. Acompanhe o post para se inteirar sobre o assunto!

Empilhadeiras

Muito comuns no setor, as empilhadeiras servem para auxiliar no carregamento e descarregamento dos itens. Elas podem transportar cargas de até 16.000 kg por meio de um sistema de deslocamento e elevação automatizado.

É importante disponibilizar o manuseio das empilhadeiras para profissionais habilitados, de preferência, com habilitação proveniente de algum curso especializado. Muitos acidentes de trabalho são causados em indústrias devido ao descuido na delegação de tarefas que envolvem riscos mais graves.

Caso você opte por utilizar empilhadeiras que funcionem por meio da combustão de gás liquefeito de petróleo (GLP), mantenha o foco em ambientes externos. Se o objetivo for manusear as cargas internamente, elas também podem funcionar por bateria tracionária.

Conheça a seguir alguns dos modelos mais conhecidos no mercado e saiba como escolher a solução apropriada.

Empilhadeira retrátil

Trata-se de um modelo compacto que apresenta o melhor aproveitamento na relação altura x corredor x versatilidade. A empilhadeira retrátil também é movida por bateria elétrica, promovendo a preservação do meio ambiente. Ideal para ambientes pequenos ou de difícil locomoção, alcança alturas com facilidade.

A agilidade provém do movimento da torre que segue conforme o comando do operador. Esse dinamismo ajuda na redução de esforços físicos, colocando-se a favor da segurança. Além de proporcionar maior produtividade, pode ser substituída com facilidade.

Empilhadeira patolada

Com custos reduzidos devido à estrutura simplificada, esse modelo possibilita que o operador trabalhe de pé ou andando. Os movimentos de tração e elevação são acionados de forma eletrônica, eliminando esforços físicos.

Se você usar a empilhadeira patolada considerando sempre a ergonomia e saúde dos funcionários, ela poderá ser uma grande vantagem em sua organização.

Empilhadeira contrabalançada

Ideais para ambientes largos e externos, podendo transportar cargas em grandes distâncias, as empilhadeiras contrabalançadas funcionam por meio do equilíbrio das cargas em proporção ao peso localizado na parte traseira. Podem funcionar com motor elétrico ou combustão, exigindo que o operador permaneça sempre sentado.

Containers

Os containers são um dos equipamentos mais populares em empresas do setor logístico. São caçambas extremamente úteis quando se quer armazenar materiais irregulares e de difícil empilhamento. Conheça as formas mais comuns.

Caixa metálica

Por ser autoempilhável, a caixa metálica facilita na armazenagem de materiais com formatos sólidos, granel e irregulares.

Ideal para itens de empilhamento complicado, esse equipamento é feito de chapas de aço, vincadas e unidas com cantoneiras, tornando o produto mais forte e resistente.

Além disso, esse tipo de container apresenta praticidade, caso seja necessário alterar o layout do armazém, facilitando até mesmo o transporte de materiais escorregadios.

ebook - guia prático sobre armazenagemPowered by Rock Convert
ebook - logística empresarial guia completoPowered by Rock Convert

Caçamba basculante

Também desenvolvida para a armazenagem de materiais com formatos irregulares e de difícil empilhamento, a caçamba basculante costuma ser utilizada para descarte de sobras industriais (sucatas metálicas, vidros, plásticos etc).

A fabricação desse equipamento se assemelha à caixa metálica. Entretanto, seu formato possibilita o tombamento por meio do içador de caçamba.

Guindastes

Amplamente conhecidos pela construção civil, indústrias, terminais portuários e tantas outras áreas, os guindastes são equipamentos designados para suportar cargas maiores e mais pesadas.

Só podem ser operados por profissionais qualificados, pois exigem cuidados vitais no manuseio. Se forem bem dirigidos, podem trazer muita agilidade para as operações logísticas sem comprometer a segurança dos procedimentos.

Os guindastes podem ser encontrados em diferentes variações, como gruas, pinças (ou multiangulares), pórticos e grua florestal, entre outros.

Racks

Os racks montam um sistema de armazenagem utilizando o empilhamento de maneira inteligente. São estruturas metálicas desenhadas para permitir o deslizamento das cargas.

O sistema de armazenagem com uso de racks favorece o aproveitamento da altura disponível no galpão ou armazém, já que podem ser verticalizados e transportados facilmente, sem transferir o peso total para as mercadorias. Isso acontece graças às tecnologias de elevação e transporte.

Transpaletes

O transpalete é um equipamento antigo usado para deslocar materiais em ordens, sem gastar muito. Voltados para movimentações horizontais, acabam dificultando os trabalhos em altura. Isso reflete a importância de estudar as soluções do mercado e optar por aquela que melhor se encaixe no modelo de negócio proposto.

É necessário atenção especial para o rolamento dos transpaletes. Eles exigem rodas em bom funcionamento e designadas de acordo com o tipo de piso. Se o chão do armazém for liso e abrasivo, optar por rodas de nylon é a alternativa mais interessante devido ao pequeno coeficiente de atrito e custo reduzido.

Em casos de pisos usinados, pintados ou com maior exigência de manutenção da integridade física, o poliuretano é a opção que gera menos ruídos e soluciona os problemas.

Veja as duas opções mais comuns.

Transpalete manual

O transpalete manual pode ser útil na movimentação de mercadorias paletizadas garantindo segurança e eficiência com capacidade de carga para até 2.500 kg. Sendo assim, ele atua como uma ferramenta perfeita para descarga de produtos em armazéns ou docas.

Transpalete elétrico

Como já diz o nome, esse modelo funciona pela tração e elevação elétrica, exigindo que o operador fique de pé, em movimento. Ideal para a movimentação de cargas a médias distâncias horizontais, pode ser uma solução para quem procura gastar pouco com manutenções.

Porta-palete

Como sabemos, a verticalização é uma peça-chave para melhor aproveitamento do armazém. Por sua vez, as estruturas porta-paletes atuam como equipamentos apropriados para aumentar a capacidade de estocagem, garantindo acesso rápido, alta seletividade e proteção das mercadorias contra estragos.

Com o layout facilmente adaptável a qualquer espaço, os porta-paletes possibilitam a localização e movimentação de qualquer palete sem que outros sejam retirados.

A paletização pode se juntar a outros sistemas, como picking por meio do flowrack ou prateleiras, porta bobina e armazéns automáticos.

A logística se tornou parte fundamental nas empresas pedindo sempre agilidade e excelência no tempo de entrega, gestão de estoque e na solução de problemas gerais. Para que esses objetivos sejam atingidos, alguns equipamentos se tornaram imprescindíveis.

Mais do que nunca, o profissional do setor precisa tomar decisões de acordo com as informações certas. Assim, as tecnologias não param de mudar a maneira como um gerente de logística deve pensar, organizar e operacionalizar a cadeia de suprimentos.

Em momentos como esse, é necessário trabalhar com os equipamentos de logística certos para assegurar sucesso nas operações. Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais disseminando informação importante para o desenvolvimento do setor!

Você também pode gostar

Um comentário em “Quais são os equipamentos essenciais para uma empresa de logística?

Deixe uma resposta

-
Assine nossa Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdos exclusivos e gratuitos sobre Logística e Sistemas de Armazenagem

Obrigado por se inscrever!