5 tendências de logística para ficar atento em 2019

tendências de logística
6 minutos para ler

Acompanhar as tendências de logística já virou uma tradição dentro do setor, tendo em vista a rapidez de novos processos e da transformação digital. Não é de se estranhar que, a cada ano, novidades e inovações surjam, dando mais agilidade, segurança e praticidade ao negócio.

Pensando nisso, resolvemos preparar algumas dicas neste post e apresentar 5 opções do que há de mais moderno no mercado de logística e que promete revolucionar 2019. Quer conferir? Então, continue a leitura e tome nota. Vamos começar!

1. Four-party Logistics (4PL)

É normal que muitos gestores desconheçam definições e conceitos que fazem parte de seu negócio. Afinal, como as tendências de logística surgem a cada ano, muitos termos aparecem e somem repentinamente.

No entanto, o 4PL, bem como 1PL, 2PL e o 3PL, são exemplos de fatores essenciais no mercado de logística que não têm como caírem em desuso. Para quem não sabe, esses termos são abreviaturas, em que P significa ‘position’ e L, ‘logistics’. Já o algarismo representa os membros do grupo, conforme abaixo:

  • 1PL: significa o fornecedor;
  • 2PL: diz respeito ao comprador;
  • 3PL: é o operador logístico terceirizado;
  • 4PL: trata-se do gestor da cadeia de suprimento.

Em geral, os conceitos mais trabalhados são o 3PL e, agora, mais comumente, o 4PL. Para definir melhor, é preciso entender que esses termos são associados à terceirização de serviços, isto é, os 3PLs oferecem soluções de transporte, armazenagem, agenciamento alfandegário etc.

Já o 4PL surge com uma proposta mais ampla, que vai muito além de questões operacionais, pois abrange uma atividade relacionada também a uma gestão de supply chain.

Apesar de ser uma novidade ainda não muito comum no país, o conceito e a prática do 4PL gradativamente ganham espaço no mercado e, por isso, é considerada uma das principais tendências de logística para 2019. Certamente esse tipo de serviço gera mais valor ao negócio, evita riscos, permite controlar melhor os custos e otimiza as operações.

2. Internet das Coisas

Certamente você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas, ou, em inglês, Internet of Things (IoT). O termo se refere a um cenário em que cada vez mais objetos do nosso cotidiano estarão conectados à internet. Se pararmos para pensar rapidamente, a variedade de ferramentas que temos em mãos para acessar a rede, hoje, é infinitamente maior do que há poucos anos. Por exemplo, smartphones, tablets, televisores etc.

No entanto, já há muitos outros objetos que já se conectam para realizar suas funções, como câmeras de segurança, portas automáticas, alarmes e até lâmpadas. Na logística não é diferente. A cada ano, novas ideias e equipamentos surgem e tornam a IoT uma realidade nas operações.

Toda essa conectividade permite, hoje, que a empresa controle todas as etapas de uma entrega, por exemplo, com o posicionamento exato e em tempo real do motorista. Além disso, já é possível encontrar soluções inteligentíssimas e com tecnologia de ponta para os setores de armazenagem e distribuição, como elevadores e carros automáticos para movimentação de estoques.

3. Entregas antecipadas

Para se ter uma ideia sobre como as tendências de logística andam de forma acelerada, o que surgiu há pouco tempo, como o caso do same day delivery, já começa a ganhar níveis ainda mais avançados.

Uma das apostas das principais corporações para 2019 é a chamada entrega antecipada — uma tecnologia patenteada pela Amazon e que permite a movimentação do produto antes mesmo que o cliente finalize a compra. Tudo é possível por meio de algoritmos, que são capazes de identificar os padrões de alguns clientes. Ou seja, no caso de quem já tem o costume de navegar no site da empresa e realizar a compra, o sistema entende que determinada compra tem grandes probabilidades de ser concretizada.

Dessa forma, o produto automaticamente já é movimentado e fica pronto para ser despachado, assim que o cliente clicar em finalizar. Ou seja, trata-se da antecipação de, praticamente, toda a operação, a fim de garantir uma entrega cada vez mais rápida e eficiente.

4. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade não é de hoje, mas, indiscutivelmente, será considerado tendência a cada ano, tendo em vista a necessidade de processos e economias mais limpas. O setor de logística, em especial o de transporte, tem papel fundamental com esse compromisso ambiental e social.

Afinal, o Brasil está longe de uma infraestrutura de modais mais sustentáveis, sendo o sistema rodoviário ainda o mais utilizado no território nacional. No entanto, o problema estrutural do país não serve de desculpa para empresas não se preocuparem e buscarem soluções alternativas.

O mais interessante é que diversas transportadoras e operadores passaram a perceber que ações sustentáveis trazem benefícios também internos, e não somente ao meio ambiente e à sociedade. Por exemplo, uma boa gestão de roteirização inteligente já é suficiente para otimizar entregas, aproveitar melhor o transporte e reduzir o consumo. O compartilhamento de fretes também é uma das tendências que acabam impactando na emissão de carbono.

Por fim, podemos citar que a renovação e a manutenção da frota, de forma preventiva, também é grande aliada dessas práticas mais verdes.

5. Verticalização

Para fechar nossa lista de tendências de logística para 2019, a verticalização é outra estratégia inteligente que ganha cada vez mais adeptos no mercado. Alguns por necessidade de expandir seus espaços de armazenagem, outros objetivando otimizar e melhorar seus processos.

Independentemente do intuito, esse processo tem uma grande vantagem, que é a da praticidade e da flexibilidade de suas instalações. Os famosos mezaninos são soluções extremamente limpas, simples e personalizáveis, sem contar o excelente custo-benefício. Afinal, você promove uma expansão e mudanças de layout de seu armazém, sem a necessidade de obras e sujeiras.

Essas são algumas das principais tendências de logística para 2019. Sem dúvidas, o setor está em constante mudança e atualização e, nos últimos anos, as tecnologias e inovações trouxeram avanços incomparáveis para as empresas. Busque sempre se atualizar sobre as novidades e invista em soluções modernas para aumentar a sua produtividade.

Gostou do post? Quer mais dicas para implementar em sua empresa? Então, não deixe de ler também sobre a importância e as vantagens de um sistema de picking. Boa leitura!

Powered by Rock Convert
ebook - logística empresarial: guia completoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-